SATO Apoia Moda Sustentável com Etiquetas Inovadoras Linerless no Desfile “O que você vê?”

A SATO, líder em inovação de soluções de identificação, marca o último semestre de 2024 no universo da moda upcycling, apoiando o desfile “O que você vê?” com a impressão de etiquetas sustentáveis linerless. 

O evento, parte de um TCC do curso de Produção de Moda do SENAC e lançamento da marca JS, ressaltou a importância da sustentabilidade de ponta a ponta ao adotar a etiqueta linerless. 

 

Peça central do desfile, intitulada “seu lixo, meu presente”, vestida pelo influenciador LGBTQIA+ Yarley Ara

Uma etiqueta sem resíduo para um desfile feito com reutilização de resíduos. 

 

Foi isto que ocorreu no dia 17 de outubro de 2023, quando a SATO se uniu à marca JS para entregar um evento sustentável dos figurinos aos crachás. Desta forma, demonstrou seu compromisso com a sustentabilidade e inovação, apoiando o desfile de moda “O que você vê?”, que desafiou as normas da indústria da moda. 

 

A marca JS, focada em sustentabilidade, apresentou peças produzidas a partir de tecidos descartados no bairro Bom Retiro, um dos maiores focos de poluição têxtil em São Paulo. No lançamento, Janaina Santos, sua fundadora, se propôs a questionar o público sobre as contradições existentes na produção da moda brasileira mostrando a diversidade de peças que podem ser produzidas através do que a indústria considera lixo. 

 

Ao apoiar o evento, a SATO imprimiu todos os crachás do desfile com etiqueta linerless. Para isso, utilizou a impressora FX3-LX, que também foi adaptada para o desfile, com telas personalizadas, reforçando a importância de ter a sustentabilidade não só na linha de frente das marcas, mas dentro do processo de ponta a ponta.

 

Foto: Impressora FXL-LX com tela do desfile “O Que você vê?”

Etiquetas Linerless: Um passo à frente na sustentabilidade

As etiquetas linerless utilizadas nos crachás do desfile representam um avanço significativo na redução de resíduos e eficiência operacional para diferentes setores. 

 

Sem o revestimento de suporte – comum em etiquetas convencionais -, as etiquetas linerless geram 40% menos papel, destacando-se não apenas como uma solução ecológica, mas como uma alternativa para tornar as operações mais otimizadas e econômicas. A economia de custos, a redução de SKU, e a maior durabilidade, por exemplo, são apenas alguns dos benefícios adicionais que as etiquetas linerless oferecem.

Imagina o trabalho que é desenvolver políticas ambientais corporativas e, no final da operação, precisar se preocupar com um grande volume de resíduo gerado por uma “simples etiqueta” que vai na caixa do produto?”, reflete Juliana R. Corrêa, à frente do marketing da empresa no Brasil. 

 

“O linerless é o básico que funciona porque, além de ecológico, também otimiza processos e reduz custos. É a simbologia de que é possível, sim, avançar socialmente e crescer os nossos negócios. E este é o compromisso da SATO desde a sua fundação”, afirma. 

 

A Impressora SATO FX3-LX

No desfile, a SATO utilizou a impressora inteligente FX3-LX para imprimir as etiquetas sustentáveis dos crachás. 

 

Esta impressora, que se assemelha a um tablet em sua funcionalidade, é um exemplo da capacidade da SATO de adaptar-se a cada contexto, mostrando que a marca está se movimentando em diferentes setores com suas soluções que acompanham as mudanças sociais mundiais.

 

Além disto, grande parte do portfólio de impressoras da empresa suporta a tecnologia linerless, nas linhas de impressoras inteligentes – como a usada no desfile – impressoras industriais, impressoras portáteis, impressoras para cozinhas, logística e o que mais a criatividade e a operação de cada usuário permitirem.

 

Soluções com propósito 

Foto: Desfile “O Que você vê?”

A colaboração da SATO com o desfile “O que você vê?” é uma prova do seu compromisso com a inovação sustentável e a inovação. 

 

Ao apoiar uma marca que transforma resíduos têxteis em moda, a SATO não apenas reafirma sua posição como pioneira em soluções de etiquetagem linerless, mas também demonstra sua capacidade de contribuir para um futuro mais sustentável na moda e além.

Pioneirismo e inovação

A SATO é historicamente uma força motriz na indústria de auto identificação quando os assuntos são sustentabilidade e novidades para o mercado.

 

Conhecida por suas inovações no setor, criou a primeira etiquetadora manual e  lançou a primeira impressora de transferência térmica do mundo.  Já nos dias atuais, tem dado foco principalmente a tecnologias sustentáveis como o linerless – utilizado no desfile. A exemplo disso, em março deste ano, realizou o webinar “Novas Oportunidades Para Um Mercado Em Constante Mudança”, em parceria com a UPM Raflatac e a W do Brasil, destacando o papel do linerless na economia circular. 

Foto: Evento Linerless: webinar

Ainda, no que diz respeito à nova economia, vem sendo uma marca com forte presença de impressoras RFID no varejo brasileiro, setor onde recebeu o Prêmio Automação da GS1 com o projeto da Centauro, que também cumpre com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, desta vez, através da rastreabilidade – o futuro do mercado.